domingo, 16 de dezembro de 2007

Serra Verde Express

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Serra Verde Express

Havia necessidade de efetuar a ligação entre as cidades do litoral paranaense a capital do estado para ampliar o desenvolvimento social do litoral, daí o projeto para a construção da ferrovia. Com a construção da ferrovia a ligação do Porto de Paranaguá aos estados do Sul do Brasil traria progresso. Através dessa ligação seria garantido o escoamento da produção de grãos dos estados do Sul impulsionando o desenvolvimento econômico da região.

A pedra fundamental desta majestosa obra foi lançada, oficialmente, em 05 de junho de 1880 na cidade de Paranaguá, onde fica o marco zero do trecho. Apesar da data oficial os trabalhos já estavam em andamento desde fevereiro do mesmo ano.

Nove mil homens participaram da construção e esta levou menos de 5 anos. O salário auferido por esses trabalhadores era entre dois e três mil réis por jornada. A grande maioria vivia em Curitiba ou no litoral. Esse grupo de trabalhadores era composto de imigrantes que trabalhavam na lavoura e mais da metade perdeu suas vidas na construção da ferrovia, as condições de segurança eram péssimas. Mas a ousadia e dedicação desses trabalhadores braçais, engenheiros e outros profissionais deram origem à construção do projeto de engenharia mais fabuloso da história. Onde inúmeros engenheiros europeus à época consideraram a obra impraticável e não acreditavam no sucesso da construção.

Dois engenheiros se consagraram com a obra, foram o comendador Antônio Ferrucci e João Teixeira Soares, obedecendo à diretriz do traçado elaborado por Antônio Pereira Rebouças Filho.

Foi inaugurada em 02 de fevereiro de 1885 e participaram da primeira viagem engenheiros, autoridades federais e locais, jornalista e outros convidados. A viagem teve duração de nove horas entre Paranaguá e Curitiba. Aguardavam a chegada do trem mais de 5000 pessoas.

A ferrovia é uma verdadeira obra de arte que tem uma extensão de 110 quilômetros incluindo 13 túneis, 30 pontes e vários viadutos de grande vão.

O ponto mais elevado da linha atinge 955 metros sobre o nível do mar e o mais baixo com 4,66, o primeiro fica na entrada do túnel de Roça Nova e o segundo na Estação do Porto D. Pedro II em Paranaguá. Hoje a ferrovia é utilizada para o turismo a empresa mantém esse monumento histórico funcionando e respeitando o meio ambiente, a linda Serra do Mar. Texto de Eliana Rocha Fotos de Eliana e Internet Fontes: Material histórico fornecido pela operadora de turismo da empresa.

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