terça-feira, 20 de maio de 2008

Cidade de Cabo Frio - RJ

De acordo com os estudos arqueológicos a ocupação humana na região dos lagos teve início há mais ou menos 6.000 anos com um pequeno grupo de famílias nômades que chegaram pelo mar, em canoas, instalando-se no Morro dos Índios. Esse grupo possuía tecnologia rudimentar e sua economia era baseada na coleta, pesca e caça. O molusco era utilizado como alimentação e adorno, mas a escassez dos recursos fez com que o grupo abandonasse o local.

Estudos, também, mostram que os índios tupinambas chegaram a região há mais de 1500 anos e sua adaptação se mostrou muito eficaz. Sua economia era baseada na caça, coleta e principalmente na pesca. Esses aborígenes possuíam uma tecnologia mais eficaz, já que conheciam a cerâmica e a plantação de mandioca.

Os portugueses chegaram a Cabo Frio em 1503 sob o comando de Américo Vespúcio, e construíram uma fortaleza-feitoria com 24 pessoas que deveriam explorar o pau-brasil abundante na margem continental da Lagoa. O estabelecimento foi destruído pelos índios tupinambas devido a grandes desavenças.

Os franceses traficavam o pau-brasil e outras mercadorias com os índios na costa brasileira desde 1504. Em 1540 Portugal reforçou o policiamento naval pela costa brasileira, mas o policiamento era mais intenso pelo nordeste. Obrigando os franceses a virem para o sudeste onde fundaram, no Rio de Janeiro a França Antártica com Villegaignon e estenderam seu domínio até Cabo Frio com o apoio dos índios Tamoios.

O domínio franco-tamoio já durava mais de 20 anos quando o governador do Rio de Janeiro Antônio Salema, em 1575, reuniu grande exército e vai em direção a região dos lagos para retomar Cabo Frio.

Retoma a fortaleza franco-tamoio enforca dois franceses, um inglês e o pajé e os 500 guerreiros são assassinados. As tropas de Salemo adentraram o sertão queimando aldeias e matam mais de 10.000 índios, e os que não fugiram foram aprisionados e escravizados. Os fugitivos se refugiaram na Serra do Mar.

Com esse genocídio contra os aborígenes a região de Cabo Frio ficou abandonada, sendo utilizada como passagem pelos índios goytacases.

Entre 1576 e 1580 o porto de Araruama passou a ser freqüentado pelos navios franceses, ingleses e holandeses em busca do pau-brasil.

O Rei Filipe III, da Espanha, enviou ordens para o governador do Rio de Janeiro Constantino Menelau para que criassem na região uma povoação com 400 homens brancos e índios catequizados.

Esse grupo fundou a cidade de Santa Helena do Cabo Frio, em 13 de novembro de 1615, que é a sétima mais antiga do Brasil.

Em 1616 foi nomeado um rico fazendeiro da região Estevão Gomes como Capitão-mor de Cabo Frio que transferiu a povoação para o atual bairro da Passagem, e passou a se chamar de Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio.

Nessa época teve início a construção do Forte São Mateus sendo concluída sua obra em 1620.

Nesse período houve uma farta distribuição de terras a pessoas influentes formando os latifúndios.

A pesca e a exploração das salinas naturais são as atividades principais dos habitantes da cidade e a criação de gado era praticada nos latifúndios.

Pesquisa efetuada no local com os guias e na Internet

Fotos de Eliana Rocha

Nenhum comentário: