quarta-feira, 14 de maio de 2008

Cidade de São Leopoldo

A cidade de São Leopoldo foi fundada em 1824 e é considerada o berço da colonização alemã no Brasil. Os primeiros imigrantes chegaram a São Leopoldo em 25/07/1924.

Eles foram instalados na Feitoria até que recebessem seus lotes coloniais. O Governo do Estado batizou o núcleo de imigrantes de Colônia Alemã de São Leopoldo. Aos poucos, outros imigrantes ocuparam os vales do Rio dos Sinos, Cadeia e Caí, lançando progresso através da dedicação ao trabalho, o que possibilitou que a colônia Alemã se emancipasse de Porto Alegre. Concorreu para este fato serem os alemães, além de agricultor e artesão. Resultando daí a variada produção que originou o embrião industrial do Vale do Rio dos Sinos.

Em homenagem a estes imigrantes, o dia 25 de julho é um grande feriado municipal. Com a comemoração, São Leopoldo busca resgatar a memória e a variada contribuição dos alemães ao nosso Estado.

Além de 25 de julho (Dia de São Cristóvão e Dia da Imigração Alemã), de acordo com a lei municipal nº 5262/2003, também é feriado oficial em São Leopoldo 8 de dezembro (Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade).

O turista pode visitar os pontos turísticos e religiosos, servir-se da gastronomia, conhecer o artesanato e divertir-se na noite leopoldense. São Leopoldo conta ainda com uma das maiores universidades particular do Brasil, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Texto Eliana Rocha

Pesquisa: Internet no Site da cidade

https://www.saoleopoldo.rs.gov.br

Nenhum comentário: