terça-feira, 13 de maio de 2008

Punta Del Este

Punta del Este é uma cidade do Uruguai localizada no departamento de Maldonado, é o balneário mais famoso do País e da América Latina. Oferece praias oceânicas e do Rio de La Plata.

O balneário é conhecido por ser freqüentado por artistas e milionários do planeta, atraindo mais de 300 mil turistas no verão.

Possui uma escultura de uma mão gigante que parece sair da areia chamando a atenção de qualquer visitante.

Além das praias, os destaques de Punta Del Este são a gastronomia, apresenta uma grande variedade de restaurantes, onde a "parrillada" (carne e vísceras animais grelhadas de maneira típica) pode ser saboreada, conta, também, com os cassinos e as lojas de grifes famosas.

História

No início, Punta Del Este era um paraíso indígena, que posteriormente se tornou um povoado de pescadores. Seu primeiro nome foi Villa Ituzaingí, mas em 1907 seu nome passou a ser Punta Del Este. A cidade foi fundada em 1829 por Dom Francisco Aguillar, o primeiro a explorar os recursos da zona, desenvolvendo já algumas indústrias. Com o tempo, as obras públicas foram moldando a cidade com escolas, igrejas e infra-estrutura básica.

Em 1907, existia em Punta Del Este uma pequena população, o Hotel Risso, a capitania, o Chlaet de Suárez e 50 casas, sendo este o ano que surgiram os primeiros veranistas a bordo do vapor Golondrina - um grupo de famílias argentinas e montevideanas convidadas pelo município.

Economia

O eixo vital da economia de Punta Del Este é o turismo, tanto pelos recursos trazidos diretamente pelos turistas uruguaios, argentinos, paraguaios e brasileiros como pelo efeito multiplicador em outras atividades econômicas. Esse centro de férias das elites latinas atrai entre 400.000 e 600.000 pessoas todos os anos, de forma que a cidade conta com uma imponente infra-estrutura de arranha-céus e hotéis 5 estrelas. Entre as atividades disponíveis na cidade, podemos encontrar desfiles de moda, torneios desportivos, além de uma infinidade de esportes que incluem o surfe, a vela, MotoCross, kite surfing, windsurfing, hipismo, etc. Além disso, a cidade conta com uma intensa vida noturna - com pubs, discotecas, clubes noturnos, cinemas, teatros e casas de concerto.

A cidade sediou a Conferência do Conselho Econômico e Social Interamericano em Agosto de 1961, durante o qual foi preparado o documento que deu origem à carta da Aliança Para o Progresso. Além disso, Punta Del Este também sediou a reunião de ministros da Organização dos Estados Americanos (OEA) em 1962, aquela que impôs restrições a Cuba. Em 1967, os presidentes das Américas se reuniram na cidade para formular programas de assistência econômica para os países da América Latina

Pontos turísticos e históricos da cidade

Para conhecer todos os pontos interessantes da cidade é necessário pelo menos dois dias segue os pontos que devem ser visitados:

  • Atlântida e Piriápolis com excursão ao Cerro San Antonio (Morro Santo Antônio), Rambla de los Argentinos (Orla Marítima dos Argentinos).
  • Visita a Casapueblo a famosíssima casa escultura do artista uruguaio Carlos Paez Vilaró.
  • Os bairros residenciais como Beverly Hill, San Rafael, Cantegril, Golf.
  • A curiosa ponte ondulante de "La Barra" de Maldonado, um pitoresco lugar de moda nas últimas temporadas.
  • Praias Bravas e Mansas, percorrendo também o micro-centro da Península.
  • Para passear pela Av. Gorlero principal avenida.
  • Península, o Farol, o Porto, a praça.

Informações cedidas pelos guias turísticos e colhidas nos locais visitados.

De: Eliana Rocha

Nenhum comentário: