quinta-feira, 15 de maio de 2008

Cidade de Porto Alegre

Nos primórdios Porto Alegre era habitada pelos nativos Tapes, Minuano e Guaianás.

O Tratado de Tordesilhas que foi estabelecido em 1494 não incluía o Rio Grande do Sul ao território português

Os portugueses chegaram ao Brasil em 1500 e seu domínio terminava na altura de Laguna, em Santa Catarina. O Rio Grande do Sul segundo o Tratado era um território espanhol.

Com a União Ibérica (1580 a 1640) não havia mais razão para os limites serem mantidos o que levou muitos desbravadores a se instalarem na região Com a independência de Portugal em 1640 existia na região muitas estâncias portuguesas. Uma pequena colônia de imigrantes açoriana deu origem a Porto Alegre, na Sesmaria de Santana que pertencia a Jerônimo Ornelas se estabeleceram na Ponta de

Pedra em 1752. Após a chegada dos imigrantes o local recebeu o nome de Porto dos Casais, e em 18 de janeiro de 1773 muda para Madre de Deus de Porto Alegre.

A nova cidade passa a ser a capital da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. O Governador José Marcelino transfere a Câmara Municipal de Viamão para Porto Alegre. A cidade é o centro administrativo e militar. São construídas paliçadas de madeira em torno da cidade e suas ruas são estreitas formando um labirinto, seu projeto tem um caráter defensivo. A capital cresce e é instalada a primeira alfândega do Rio Grande do Sul, em 1804, por determinação da Coroa Portuguesa.

Apesar da prosperidade ela só passou a ser vila em 1809 e cidade em 1822.

No início do século XIX era uma cidade que apoiava as forças portuguesas instaladas no Delta do Jacuí, que desbravavam o interior do Rio Grande do Sul. A cidade contava com um centro comercial, administrativo, militar e serviço de estaleiro. As embarcações portuguesas abasteciam-se com víveres e utilizavam os estaleiros para pequenos reparos em suas naus.

A cidade tem um grande desenvolvimento entre 1822 e 1835 nesta época são construídos os grandes casarões coloniais portugueses.

O Rio Grande do Sul passa a ser palco de uma guerra com caráter libertário, em 1835. Vários grupos descontentes como: os Veteranos das campanhas das Guerras da Prata, Guarda Nacional e outros que se organizaram em milícia deram origem a revolução que foi chamada mais tarde de Farroupilhas.

Em 20 de setembro de 1835 Porto Alegre é invadido por tropas rebeldes, apesar de ser uma cidade fortificada. Retomada pelos Imperiais em 1836 a cidade sofre três cercos até o ano de 1838. A resistência dos Imperialistas aos cercos garantiu o título a cidade de "Mui Leal e Valorosa".

Em 1845 a cidade começa a crescer e cria o primeiro Mercado Público que organizava o comércio nas áreas centrais. Uma época afortunada que coincide com a chegada dos primeiros imigrantes alemães e italianos. Eles instalam restaurantes, pensões, pequenas manufaturas, olarias, alambiques e diversos outros estabelecimentos comerciais.

Entre 1865 a 1870 ocorre a Guerra do Paraguai e por ser a cidade mais próxima da área de operação recebe dinheiro do governo central, serviço de telégrafo, novos estaleiros, quartéis e a área portuária é melhorada para dar apoio às tropas.

Com o fim da Guerra do Paraguai o Império do Brasil entra em uma crise político-administrativa perdendo o controle sobre as comunidades de escravos. O governo municipal, em 1884, liberta os cativos da cidade.

Os primeiros governos republicanos do Rio Grande do Sul eram adeptos da filosofia de Augusto Comte e marcaram a capital gaucha. Eles tinham a credibilidade em uma sociedade comandada pela ditadura presidencialista, e que deveriam ser homens sábios e íntegros. Prédios públicos construídos e ornados com estátuas que demonstravam o positivismo. O espaço urbano era uma preocupação desses políticos e várias melhorias são implantadas transformando o aspecto colonial da cidade. As áreas centrais recebem saneamento e os cortiços e prédios mal conservados do centro são destruídos. Esses governos trouxeram a eletricidade, iluminação publica, rede de esgotos, transporte elétrico, água encanada, faculdades, hospitais, ambulâncias, telefonia, indústrias e o rádio.

Na década de 40 a cidade é um centro administrativo, comercial, industrial e financeiro do estado.

Com a vinda dos automóveis é efetuada uma ampliação das malhas viárias da cidade. Avenidas são abertas como: Farrapos, Borges de Medeiros e a Salgado Filho e outras são pavimentados a exemplo de Azenha e a João Pessoa.

Porto Alegre é uma cidade que conta com muitas obras arquitetônicas, monumentos, esculturas e em todas vemos uma diversidade de traços que mostra as varias épocas. Uma cidade bem estruturada e com um sistema viário bem elaborado.

Pesquisa efetuada na cidade e no site abaixo.

http://www.riogrande.com.br/municipios/palegre2.htm

De: Eliana Rocha

Nenhum comentário: